O controle e monitoramento de infraestruturas críticas é um desafio para empresas e gestores. A boa notícia é que o Sistema SCADA é a solução para driblar essas dificuldades e garantir uma gestão segura em tempo real de dados, sensores e equipamentos, peças importantes da gestão de energia moderna.
O recurso é tão poderoso que se aplica a vários setores: água, gás, petróleo e, claro, usinas solares. Neste conteúdo, você confere detalhes específicos sobre a tecnologia, casos de uso e melhores ferramentas.
Aproveite a leitura e fique por dentro!
O que é Sistema SCADA?
O Sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) é um sistema de software e hardware voltado para o monitoramento, controle e automação de processos críticos.
Com ele, é possível coletar dados em tempo real de diversos dispositivos e garantir o perfeito funcionamento da infraestrutura. Isso porque, o sistema facilita a interpretação das informações e garante decisões rápidas e inteligentes.
Componentes do Sistema SCADA
O SCADA é um sistema de controle industrial que se comunica com diferentes equipamentos. Ele é composto por hardwares e softwares, como:
- PLCs (Controladores Lógicos Programáveis): processador que faz o controle da infraestrutura com base em dados.
- RTUs (Unidades de Terminal Remoto): coletam e armazenam dados de sensores e enviam para a MTU.
- IHMs (Interface homem-máquina): a interface de usuário (painel) em que operador consegue se conectar a um dispositivo, máquina ou sistema.
- MTU (Unidade de Terminal Mestre): composto por um computador, PLC e servidor de rede, é o número do sistema SCADA.
Diferença entre SCADA e IHM
SCADA e IHM não são a mesma coisa, mas estão interligados. O SCADA é o sistema que extrai, processa e distribui os dados relacionados à operação do ambiente monitorado, já a IHM é a interface por onde o usuário interage com o sistema SCADA.
Em uma analogia simplificada, podemos dizer que o SCADA é o cérebro de uma operação e o IHM é o caminho para acessar e utilizar esse cérebro.
Como funciona um sistema SCADA?
O sistema SCADA opera com 3 pilares:
1. Uma rede de comunicação
2. Um conjunto de equipamentos e sensores;
3. Um software de supervisão.
Esses componentes trabalham em conjunto para:
- Coletar dados de variáveis críticas como temperatura, pressão, vazão ou tensão;
- Transmitir essas informações em tempo real;
- Visualizar em uma interface gráfica intuitiva e interativa;
- Realizar controle remoto, automações e geração de alertas;
- Armazenar dados históricos e gerar relatórios.
É exatamente essa orquestra entre hardware e software que torna o SCADA indispensável para ambientes como usinas solares, subestações, indústrias e telecomunicações.
Quais os benefícios de um sistema SCADA?
O SCADA é um sistema poderoso que une hardware e software. Com ele, você consegue controlar processos industriais, além de coletar, monitorar e processar dados em tempo real.
Contar com essa tecnologia te dá visibilidade sobre o funcionamento da sua operação, incluindo dispositivos críticos, como motores, bombas e sensores. Mas isso não é tudo. Veja mais alguns benefícios de implementá-lo em sua usina de energia solar!
Automação do monitoramento
O sistema SCADA automatiza o controle e monitoramento solar de processos críticos. Isso significa que sensores e softwares conseguem detectar problemas sozinhos e até prever a hora de trocar um componente.
Relatórios estratégicos
Outro diferencial da tecnologia é transformar números e informações analógicas e digitais coletadas e gerar relatórios com informações claras e úteis. Dessa forma, os gestores podem analisar os dados em uma interface intuitiva.
Aumento da produtividade da operação
Ao simplificar a detecção e correção de falhas de forma rápida, o sistema melhora a produtividade da operação. Além disso, reduz custos e desperdícios com manutenções e paradas por problemas em equipamentos.
Alguns casos de uso de sistemas SCADA
Conforme demonstrado, o sistema SCADA é uma tecnologia capaz de melhorar a eficiência e a produtividade dos processos e melhorar a tomada de decisão. Exatamente por isso, pode ser aplicado em diferentes contextos. Veja alguns exemplos:
- usinas de energia: monitora o fluxo de energia elétrica, temperatura, pressão, sensores, equipamentos e variáveis críticas para o funcionamento da usina;
- indústria química: monitora processos complexos e controla temperatura, fluxo de materiais e equipamentos, como bombas e válvulas;
- indústria de bebidas e alimentos: mantém o chão de fábrica funcionando corretamente, melhorando processos e a qualidade dos produtos.
Melhores ferramentas e soluções em sistema SCADA
Existem diversos modelos de sistema SCADA no mercado. Por isso, a escolha da tecnologia ideal dependerá das suas necessidades e segmento de negócio.
As soluções da ATI são especialmente projetadas para as demandas de controle e monitoramento de usinas. Assim, atendem de forma eficiente o setor e ajudam a superar os obstáculos da produtividade desses negócios. Confira!
SGD (Supervisório de Geração Distribuída)
O Sistema de Gestão de Energia da ATI se materializa no SGD, um sistema SCADA desenvolvido para usinas de energia renovável. Ela automatiza toda a gestão de infraestrutura, integrando equipamentos de vários fabricantes em uma mesma interface.
Entre seus maiores diferenciais, destacamos a possibilidade de gestão remota e API para integração externa. Com relatórios detalhados e arquitetura escalável em nuvem, é a solução perfeita para o setor.
MEDBOX
O MEDBOX é uma Unidade Concentradora de Dados que mede os parâmetros tarifários em medidores de energia e hidrômetros. Com ele, é possível ter visibilidade sobre o total de energia injetada e consumida de forma prática e confiável.
DC 311
O Detector de Corrente de Curto Circuito DC-311 ajuda a identificar falhas em linhas de transmissão elétrica. Entre os principais diferenciais do equipamento, estão a facilidade de instalação e o funcionamento com baterias simples de 9V.
FAQ
O que é um sistema SCADA?
É um sistema de supervisão que monitora e controla operações remotas em tempo real. Ele integra sensores, equipamentos, softwares e redes para garantir eficiência, segurança e automação.
Quais são os principais elementos de um sistema SCADA?
- Equipamentos de campo (sensores, inversores, PLCs, RTUs)
- Rede de comunicação (Ethernet, rádio, fibra)
- Software com IHM para visualização e controle
Qual a diferença entre SCADA e IHM?
SCADA é o sistema completo de controle e aquisição de dados.
IHM é a interface visual usada pelos operadores para interagir com o sistema.
Onde o SCADA pode ser aplicado?
Energia elétrica, saneamento, telecom, indústrias, subestações, usinas solares e mais.
Quais os benefícios da tecnologia SCADA?
- Automação
- Monitoramento em tempo real
- Previsibilidade
- Redução de falhas
- Geração de relatórios
- Aumento da produtividade
O sucesso da sua usina começa com um sistema SCADA!
O sistema SCADA é uma solução indispensável para a gestão de usinas modernas. Afinal, ele ajuda a implementar uma gestão baseada em dados, muito mais eficiente e segura.
A ATI é referência em monitoramento e controle de usinas solares e tem os softwares e hardwares que você precisa para garantir a produtividade da sua operação.
Para quem busca expandir os resultados da operação solar, vale aprofundar o tema da gestão completa de usinas solares com dados, automação e desempenho inteligente.